07/07/2007

A Caminho do trabalho...

Vou contar-vos o que me aconteceu ontem a caminho do trabalho. Pode ser que o meu exemplo sirva para vos advertir que a qualquer momento das nossas vidas nos podemos deparar com situações de risco de vida. Ocasionalmente tenho a oportunidade de ir para o trabalho com o meu marido,isto quando os nossos horários coincidem.Quando isso acontece, os dias correm-me sempre bem, mas ontem houve uma excepção. Ás dez para as dez!Entre a nossa conversa do dia a dia e o simples acto de atravessar a estrada na passadeira, claro! Eis que surge um senhor engravatado num carrão, aparentando uns cinquenta e poucos anos, que acelera e quase nos atropela a meio da passadeira. O meu marido exaltado começou logo a disparatar com o senhor quando, para nosso espanto, ele nos surpreendeu com uma arma! Pois é! Uma pistola no meio da cidade.No meio de uma passadeira cheia de gente. Para nós o mundo parou nesse preciso momento! A principio pareceu-nos uma brincadeira de mau gosto, pois era uma arma pequena. Cabia na minha mão! Depois percebemos que era verdadeira, era de ferro. Foi quando caímos numa realidade muito estranha. O velho,esse, tremia que nem varas verdes enquanto dizia baixinho "Olhem só o que me veio parar ás mãos." Eu pensei que ele era um doido varrido. No meio deste filme todo, ficámos estáticos, calados, paralisados. E acho que foi isso que fez com que o homem se fosse embora. Nós ficámos os dois a vê-lo ir. Parecíamos uns parvos, sem sequer nos lembrarmos de tirar a matricula ou gritar, ou que quer que fosse. Só pensei no meu filho em casa. E se o velho tivesse resolvido disparar? Nem gosto de pensar nisso. Demos as mãos e prosseguimos caminho, mas bem devagar apesar de já estarmos atrasados. Percebi que não vale a pena nos chatearmos por tudo e por nada. Ainda mais com desconhecidos na rua. Não vale a pena! Não parem para discutir com estranhos nas estradas. Ou por uma travagem brusca, ou uma ultrapassagem, ou uma buzinadela. Não vale a pena. Nunca se sabe se não nos deparamos com um maluco e as nossas vidas são demasiado preciosas. Esta é a realidade! A realidade de um mundo cada vez mais violento á medida que o segundos passam. Um mundo em que os nossos filhos já não podem brincar na rua, um mundo em que já não podemos apanhar o metro sem ter atenção á carteira, enfim. Sinceramente acho que já não há nada que possamos fazer, a não ser avisar o próximo e rezar por um mundo melhor. Bom fim de semana!

Sem comentários:

Roda de Prata