13/06/2007

Os Três Aspectos da Deusa

A Lua tem um ciclo de vinte e oito dias e meio aproximadamente, tal como o ciclo menstrual das mulheres, o que facilmente conduz a uma identificação da Lua com o elemento feminino. A Lua representa a Deusa nas suas três formas: donzela, mãe e anciã. É também uma fonte de energia fundamental para a magia, se se fizer um encantamento durante a fase errada da Lua, ele não terá resultado ou ficará muito mais fraco.
A Deusa é a Mãe Universal.É a fonte da fertilidade e da sabedoria. É-lhe atribuída três aspectos principais: a Donzela, que corresponde à fase da Lua crescente, a Mãe, identificada com a Lua Cheia, e a Anciã, correspondendo à Lua minguante. Ela é de uma só vez, a terra virgem, o campo cultivado e o terreno coberto de gelo. A Deusa dá a vida e promete a morte. O seu lado escuro é o da transição, a passagem pelo mundo dos mortos entre duas encarnações, a anciã que morre para depois renascer como donzela, tal como a vida renasce na Primavera depois de cada inverno.
Vários símbolos usados nos rituais pagãos e wiccans, estão identificados com a Deusa, como o caldeirão, a taça ou o espelho, entre muitos outros menos usuais, como a flor de cinco pétalas, as conchas, as pérolas ou a prata. As criaturas que lhe estão associadas são o coelho, o urso, a coruja, o gato, o cão, o morcego, o ganso, a vaca, o golfinho, o leão, o cavalo, a carriça, o escorpião, a aranha e a abelha - todas elas lhe são sagradas.
A Donzela
A Donzela significa a juventude, a Primavera, o nascimento, iniciações de todos os géneros, a virgindade e a caça. Na idade humana ela corresponde a uma jovem entre a puberdade e os vinte e tal anos, sem companheiro. Está relacionada com as deusas Diana, Artemisa, Branwen e Epona. As suas cores são suaves e claras, como o branco, o prateado, o rosa ou o amarelo claro.
Os rituais que lhe estão associados são os que têm a ver com inícios, crescimentos, ideias, inspiração, energia, vitalidade e liberdade. Evoca-se a Donzela sempre que houver um novo começo ou quando se fazem planos para esse novo começo, quando se muda de emprego ou de casa, sempre que se planeia ou se começa uma viragem completa ou uma nova fase da vida, quando se inicia uma relação com outra pessoa, quando se planeia uma gravidez, quando nasce uma criança, quando se atinge a puberdade, e outras situações semelhantes.
A Lua crescente é a época que vai desde a Lua nova até à Lua cheia, o que dá aproximadamente catorze dias (não confundir com o quarto crescente dos calendários). É a fase certa para fazer encantamentos para atrair, trazer mudanças positivas, amor, sorte e crescimento. É propícia aos novos começos e de novas ideias.
A Mãe
A Mãe é evocada para a criação, a protecção, os cuidados com os outros e a fertilidade. Como símbolo, ela significa crescimento, plenitude, sexualidade, maturação, amor e ensino. Este aspecto da Deusa tem o seu equivalente nas deusas Gaia, Juno, Ísis, Dana, Cerridwen, Selene e Afrodite. É uma mulher no auge da vida e no máximo do seu poder. Protege os seus e assegura que a justiça seja feita. Normalmente tem um companheiro e na idade humana que lhe corresponde ela está entre os trinta e o meio dos quarenta. As suas cores são mais quentes do que as da Donzela, tais como o verde, o cobre, o vermelho, o lilás e o azulão.
A Mãe é sobretudo invocada para rituais de protecção, de agradecimento, e para concretizar processos, ou seja, tudo o que tenha a ver coma realização ou a fruição de projectos, quando um nascimento está próximo, quando se precisa de força para levar os assuntos a bom termo, quando se hesita em tomar uma decisão, questões de paixão, em casamentos, quando se deseja encontrar ou escolher um par, para desenvolver as plantas, para escolher ou adoptar um animal, assim como para protecção para os animais, para cura, força, poder, quando é preciso obter ou manter a paz, desenvolver a intuição e os dons psíquicos.
A Lua cheia é quando a Lua chega ao seu zénite e faz uma esfera perfeita, catorze dias depois da Lua nova, e a sua energia mantém-se desde três dias antes até três dias depois do dia da Lua cheia.É propícia para fazer encantamentos para transformar, aumentar as aptidões físicas e a fertilidade. É o tempo da força e do poder.
A Anciã
A Anciã encarna a sabedoria da idade madura, os segredos, a adivinhação, a profecia, a compaixão, os finais, a morte e o renascimento. É a mulher sábia que aconselha e trata dos problemas da comunidade. Age com lógica, mas pode ser terrível na vingança.É também a guardiã da passagem para a dimensão da morte. Corresponde a uma mulher com mais de quarenta e cinco anos, sendo a mais difícil de ajustar aos termos da idade humana e tem o seu equivalente nas deusas Hécate, Caillieach, Morrigan e Kali, e na figura das Banshee irlandesas. As cores tradicionais são o preto , o cinzento, o roxo, o castanho e o azul escuro.
Os rituais que evocam a Anciã destinam-se a remover energias indesejáveis, alcançar a sabedoria e a clarividência. São também indicados para inverter circunstancias, para todos os processos que terminam, como no fim de relacionamentos, empregos e amizades, na menopausa, para reunir as energias necessárias ao fim de um ciclo de actividade ou problema, durante uma pausa antes de iniciar novos objectivos ou planos, na fase em que as plantas vão entrar em descanso antes do Inverno, na morte de uma pessoa ou de um animal, quando se deixa uma casa ou um emprego, em contrariedades de qualquer tipo, na retribuição aos inimigos, quando se pretende justiça, quando se precisa de protecção forte contra ataques a nivel físico ou psíquico, para entender os mistérios mais profundos e mesmo para desenvolver uma ligação para comunicar com os guias ou os espíritos.
A Lua minguante é a época que vai desde a Lua cheia até à Lua nova, o que dá catorze dias aproximadamente. É propícia para fazer encantamentos para banir, libertar ou inverter, romper maus hábitos ou vícios e acabar com maus relacionamentos. É um tempo de intuição profunda, indicado para a adivinhação.
Na lua nova o instinto e a intuição estão muito activos. É o tempo certo para fazer planos, para novos começos e para novas ideias, antes de qualquer concretização.

Sem comentários:

Roda de Prata