14/04/2008

Photobucket

Boa Noite aos meus queridos vistantes do Roda de Prata!

Hoje quero contar-vos uma lenda de sereias, uma lenda do folclore brasileiro que encontrei nas minhas jornadas pela net. Achei-a muito bonita.

Bela e jovem mulher, Yara costumava banhava-se à beiras do rios na Amazônia. O seu corpo era admirado de modo embevecido pelos homens da tribo, porém Yara não permitia a nenhum deles que se aproximasse, além de tratar com indiferença as tentativas que lhe faziam de enamoramento. Certo dia, enquanto se deleitava no igarapé, ouviu vozes assustadoras que falavam uma língua estranha e logo percebeu que não eram os companheiros de sua tribo. Eram homens brancos, vestidos com pesadas roupas e gestos agressivos. Nos olhares desses homens, Yara pressentiu o perigo: não estavam embevecidos perante sua figura, mas sim extraordinariamente excitados. Yara tentou fugir, porém mãos numerosas a seguraram e torturaram. Finalmente todos a violaram. Devido à violência sofrida, Yara desmaiou e eles supondo que ela estava morta , atiraram-na ao rio e foram-se embora. Ao receber o corpo inerte e ferido de Yara, o Espírito das Águas que habitava aquele e todos os rios, teve pena de Yara e devolveu-lhe a energia e a beleza . Cuidou também para que nunca mais fosse violada, e transformou o seu corpo da cintura para baixo em cauda de peixe, e da cintura para cima, tivesse uma beleza tal, que atrairia todo e qualquer homem para seus braços. Yara passou a viver nas águas, revelando apenas a parte de cima de seu corpo. Sua beleza e o poder do seu canto atraem os ribeirinhos e os pescadores que, uma vez seduzidos, são agarrados pelos potentes braços de Yara e levados para as profundezas das águas onde se afogam.

Hoje foi para mim, um dia especialmente positivo! Pois gora, faço parte da Sociedade das Fadas que sempre admirei. Obrigada a Sária e a todas as fadinhas da sociedade pelas boas vindas.

Photobucket

Este foi o meu presente!

Mil beijos iluminados!

Sem comentários:

Roda de Prata