02/03/2008

Deirdre, da Floresta
Photobucket
Um dos mais antigos ciclos míticos das lendas celtas, é o chamado ciclo de Ulster. Um conjunto de histórias e poemas irlandeses que relatam as histórias do rei Connor de Ulster e do seu grupo de guerreiros, os heróis do Ramo Vermelho.
Uma das histórias mais bonitas, e mais trágicas também, é a de Deirdre, da floresta.
Conta a história que, mesmo antes de nascer, uma mulher chamada Deirdre, era já tema de profecias. Um vidente previu que ela provocaria dor e destruição.
Quando ela nasceu, decidiram abandoná-la á sorte numa charneca, mas ela era tão bonita que não foram capazes.
O rei Connor do Ulster, interessou-se pessoalmente por ela, encontrou-lhe uma ama e enviou-a para um retiro na floresta, numa caverna subterrãnea.
Foi ali que Deirdre foi criada e se tornou na mais bela mulher da Irlanada.
Não era permitido a nenhum homem olhar para ela, a não ser o rei Connor, que a visitava regularmente e que tencionava casar com ela.
Num dia de Inverno, na floresta, um talhante matou dois novilhos e deixou o seu sangue na neve.
Enquanto passeavam, Deirdre e a ama, viram o sangue na neve e três corvos.
- Quem me dera ser um homem - disse Deirdre - com a pele branca como a neve, as faces vermelhas como aquele sangue, o cabelo negro como as asas daqueles corvos!
A ama disse-lhe que de facto, existia um homem assim, e o seu nome era Naoise. Era um dos três filhos de Uisneach, e membros do Ramo Vermelho.
Deirdre ficou surpreendida e a partir daquele momento nunca mais parou de sonhar com Naoise. A ama, atraída pelo enredo, conseguiu fazer com que os dois se encontrassem na floresta. E assim foi, e acabaram por se apaixonar.
Naoise, embora membro do Ramo Vermelho, abandonou o seu rei Conor, e ajudado pelos dois irmãos resgatou Deirdre para longe.
Eles foram para a Escócia, onde viveram alguns anos. Mas foram encontrados por Fergus MacRoy, um campeão do Ramo Vermelho, que lhes disse que o rei Connor estava disposto a perdoá-los e convidou-os a voltar, prometendo-lhes uma grande festa. Naoise e os irmãos gostaram desta notícia, mas Deirdre não! Ela tinha um mau pressentimento.
Mas Fergus, pôs termo á desconfiança dela, garantindo-lhe a sua integridade e prometendo que ele, Fergus, e os seus próprios filhos estariam sempre do lado de Naoise e seus irmãos.
Assim, eles regressaram á Irlanda, mas sem que nenhum deles soubesse, havia traição no coração do rei Connor.
Enquanto pernoitavam numa cabana de colmo, já perto do seu destino, o rei Connor enviou um dos seus homens para espreitar Deirdre para ver se ela continuava a mais bela mulher da Irlanda. Se assim não fosse, ele estaria disposto a perdoar Naoise e seus irmãos.
Mas o homem foi descoberto a espreitar Deirdre através das fendas da cabana de colmo, e Naoise arrancou-lhe um olho. Ele conseguiu fugir e alertar o sucedido ao rei, e garantindo-lhe que Deirdre continuava bela.
Connor mandou os seus homens atacar Naoise e seus irmãos, e assim se desfez a maior fraternidade de Ulster. Pois Fergus e os seus filhos, como haviam prometido, lutaram ao lado de Naoise contra os camaradas do Ramo Vermelho e muitos guerreiros morreram.
Por fim, Naoise e seus irmãos foram perseguidos e mortos. E o rei Connor colocou Deirdre numa carruagem de regresso ao palácio.
Mas, Deirdre nunca chegou ao seu destino. Com o coração despedaçado pelo fim trágico do seu amado, enquanto a carruagem atravessava uma ponte sobre um grande desfiladeiro, Deirdre saltou da carruagem e atirou-se dos rochedos.

Sem comentários:

Roda de Prata