14/11/2008

Há 20 anos – Neptuno na Horta
2006-02-15 16:05:04
Photobucket
No dia 15 de Fevereiro de 1986, entre as 12 e as 16 horas, aconteceu a maior tempestade do século passado no Arquipélago dos Açores, quando o vento atingiu velocidades de cerca de 250 Kms por hora. José Henrique Azevedo, dono do Peter Café Sport, localizado na cidade de Horta, na Ilha do Faial, fez fotografias durante e após a tempestade. As ondas atingiram alturas entre 15 e 20 metros e quando arrebentavam nos rochedos a água atingia até 60 metros. Dois anos depois, querendo comprovar o acontecimento para alguns frequentadores do seu estabelecimento, José Henrique resolveu revelar duas das fotografias. Descobriu então que, no momento em que tinha tirado uma delas, havia se formado na arrebentação uma figura humana (cabelo, olhos, nariz, boca e barba), dando-lhe o nome de “Neptuno na Horta“.
Um pouco de Mitologia
Photobucket
O Deus dos oceanos, o deus romano dos mares e das águas, era filho de Saturno e de Rhea, e marido de Salecia. No tempo de Homero, dizia-se que era irmão de Jupiter, de cuja influencia tentou em vão libertar-se. Na sua qualidade de deus das águas, dos mares, rios e lagos, ia tomando várias formas, segundo as populações que o veneravam.
Homero apresenta Neptuno na Ilíada, habitando um magnifico castelo nas profundezas do mar (Atlântida???). A maioria dos poetas helénicos descrevem-no conduzindo um carro puxado por cavalos de crinas flutuantes, que representavam as vagas espumantes do mar. Os seus servos eram os Delfins, ou seja, os golfinhos.
Na Odisseia, foi Neptuno que desencadeou os ventos e agitou as ondas para perder Ulisses. Era ele que sustinha as ilhas á superfície das águas, tal como Atlas sustinha o Céu nas suas mãos…
Pois é, Amigos do Roda de Prata… achei tão interessante esta foto, que eu tinha guardada há tanto tempo, e como meu mundo de fantasia é habitado por seres fantásticos, como fadas e sereias, porque não trazer um tritão… eheheh!
E sendo esta a mais terrível tempestade nos Açores (que muitos estudiosos afirmam ser o que resta da Atlântida), me pergunto se Neptuno, não teria saído do seu palácio no fundo do mar para cumprir a missão de segurar as ilhas para que não se afundassem nas ondas?
Desejo a todos um Bom Fim-de-semana!
Beijos de Luz…

Sem comentários:

Roda de Prata