Festa Brigantia
Queridos Amigos do Roda de Prata. Hoje venho falar-vos da Festa Brigantia, antiga festa pagã celebrada a 31 de Janeiro. Eu queria ter feito isto antes, mas o meu filho adoeceu e andei a correr do pediatra para o hospital e viceversa, e tudo por causa de uma maldita otite.
Mas aqui vai, esta festa celta, também chamada Imbolc, comemora o solsticio da Primavera, e foi-se transformando gradualmente em Calendária, no calendário cristão.
Teve inicio em tempos pré-cristãos e era celebrada para comemorar o primeiro leite de ovelha que as tribos obtinham depois de ultrapassarem a aridez do Inverno. Inicialmente acendiam-se velas para celebrar a união da Deusa virgem pagã, com o deus do milho. A Brígida celta passou a ser a Santa Brígida cristã, que na lenda medieval era considerada como a parteira de Cristo.
Actualmente, em locais remotos, ainda se encontram vestígios da primitiva cerimónia pagã, em que as mulheres colocavam um feixe ornamentado de pés de milho em frente da lareira, rodeado por velas, representando a cama da deusa noiva. Os homens podiam pedir um desejo em troca de um beijo, ou de uma prenda.
Ganhei esta plaquinha feita pela fadinha Gui, no seu concurso Vida de Fada e ... fiquei apaixonada! Obrigada Gui!
Feliz Carnaval para todos e... muita Luz!
Sem comentários:
Enviar um comentário