Olá a todos! Em primeiro lugar quero agradecer a todos pelas visitas no meu modesto cantinho, que me deixam muito feliz!
Em segundo, quero desejar-vos um bom fim de semana, apesar de eu começar a trabalhar amanhã, Sábado. As minhas férias chegaram ao fim e o meu trabalho até ao final do ano, será em contagem crescente. Não vou ter tanto tempo para actualizar o meu cantinho. Mas tentarei estar por aqui sempre que puder para meter tudo em ordem!
Finalmente em terceiro, deixo-vos uma plaquinha que fiz para animar aqui a página!
Beijinhos e um bom fim de semana!
31/08/2007
29/08/2007
Fairy Awards
Humm... humm...
27/08/2007
O Mito de Melusine
O rei Elinas de Albânia havia perdido há pouco tempo a sua esposa e para distrair-se dedicava grande parte de seu tempo à caça. Um dia foi matar a sua sede numa fonte e ouviu uma linda voz que cantava uma doce canção. Sentada junto à fonte e dona da bela voz, encontrou a fada Presina, que lhe ofereceu a água da prodigiosa fonte.O rei apaixonou-se por ela e pediu-a em casamento. Presina aceitou o pedido, mas impôs a condição de que nunca deveria vê-la quando estivesse para dar à luz , ou banhando as suas crianças.
Elinas e Presina tiveram três filhas: Melusina, Melior e Palestina. Matacás, o filho do primeiro casamento do rei, correu para dar a boa notícia ao pai e este, cheio de alegria, apressou-se para visitar a rainha nos seus aposentos, quebrando a sua promessa. Encontrou a mãe dando banho nos bebés. Presina, lembrou-lhe de que ele não tinha cumprido a promessa e, agarrando nas filhas, desapareceu. Refugiou-se na Ilha Escondida de Cefalonia (lugar mítico mencionado na história de Huon de Bordeaux. Era como a ilha situada na frente da costa de Gales, que só podia ser encontrada casualmente).No cimo da ilha, podia-se ver a Albânia e todos os dias, Presina mostrava-a às suas filhas, dizendo-lhes que se não fosse a perfídia do pai, todos estariam vivendo ali muito felizes.Logicamente, as filhas de Elinas, cresceram odiando o pai e decidiram vingar-se dele. Melusina e suas irmãs, valendo-se de suas artes mágicas, acabaram por aprisionar o pai e todas as suas riquezas no Monte Brandelois.
Quando retornaram triunfantes para junto da mãe, esta estava enfurecida e castigou as três filhas. Melior deveria guardar até o fim dos tempos um gavião prodigioso em um castelo da Armênia; Palestina deveria ficar prisioneira numa gruta situada no sopé do monte Canigó, no território do antigo condado de Barcelona, separado actualmente pela fronteira francesa, guardando eternamente os fabulosos tesouros das fadas; Melusina ficaria encarregada, como sua mãe, de cuidar a fonte sagrada, chamada "Fonte da Sede" ou "Fonte Enfeitiçada" e deveria converter-se todos os sábados num peixe do umbigo para baixo. Para poder viver e morrer como uma mortal deveria casar-se e seu futuro marido nunca a poderia vêr nesse estado e, se assim não fosse, permaneceria sereia até ao dia do Juízo Final.
Mas a história de amor de Melusina também teve um final trágico. Segundo a lenda, anos mais tarde, passou pela fonte enfeitiçada, Raymond de Poitou, que se tornaria o chefe da família de Lusignan. Ele estava a caçar um grande javali, quando matou acidentalmente o seu tio, conde de Poitou. Desconsolado, deixa –se guiar pelo cavalo, que avança para o interior do bosque de Colombiers, conduzindo-o até à fonte onde é recebido por três damas. Uma delas, Melusina, demonstra ter conhecimento do acontecimento e oferece a sua proteção caso ele a tome como esposa.Raymond, apaixonado, aceita a proposta de Melusina. Entretanto, ela impôs-lhe uma condição, que ele nunca poderia vê-la aos Sábados.Quando ela se transformava em metade mulher, metade peixe. Com as riquezas feéricas de Melusine, foi possível a construção de muitos nobres castelos, sendo o principal conhecido como Castelo de Lusignan, próximo da Fonte das Fadas.
Assim, viveram felizes por longos anos e foram chegando os filhos: Antoine, Renaud, Geofroy, Urian, Guion, Fromonte....
Um sábado, porém, induzido pela maledicência de seu pai e irmãos, Raymond espreitou a sua mulher durante o banho e teve uma inacreditável visão: da cintura para cima Melusina ainda era a bela mulher de sempre, mas da cintura para baixo ela estava transformada com uma cauda de peixe. Mesmo chocado pela visão, Raymond não mencionou nada a respeito. Certo dia, Melusina e Raymond foram informados que dois de seus filhos, Geoffrey e Fromont haviam lutado e que Fromont procurou refúgio num mosteiro próximo. No entanto, Geoffrey, num acesso de raiva, incendiou o mosteiro, matando não só o seu irmão como centenas de monges que lá se encontravam. Raymond, irado pela notícia, culpou Melusina pelo temperamento incontrolável de Geoffrey. Durante a discussão ele demonstrou saber a verdadeira natureza de Melusina, acusando-a de ter contaminado a nobre raça humana. Imediatamente após as palavras de raiva, Raymond implorou por perdão, mas já era tarde demais. Melusina lembrou-lhe que ele tinha quebrado os seus votos. Melusina partiu, transformada, e Raymond nunca mais a viu.
De acordo com as lendas Francesas, Melusina pode ser vista nos arredores de Lusinia e outros castelos onde nobres e reis vivem, chorando e gritando sempre que algo trágico está para acontecer à família. Ela tornara-se um arauto da morte, semelhante à Banshee Celta.
Contos de fadas populares como "Ondina", escrito por Friedrich de la Motte Fouqué, e "A Pequena Sereia", de Hans Christian Andersen, possuem muitas características da lenda de Melusina e podem ser vistas como variações do mito. Com o tempo a literatura começa a usar a Sereia como uma descrição da mulher, ao invés da identificação da criatura em si. A Sereia tornou-se uma metáfora.
Fontes: Professor Marcelo Arco e Flexa.
ROSANE VOLPATTO
26/08/2007
Acredito ...
Boa noite!
Há cinco dias atrás resolvi exprimentar fazer um questionário, para ter uma ideia de quantas pessoas acreditavam em fadas. Esses seres alados tão cheios de magia e encanto que nos aparecem em sonhos. Não correu exactamente como eu esperava, pois só votaram cinco pessoas, mas espero que na próxima vez, corra melhor. Ás pessoas que participaram quero agradecer-lhes de coração! Só tenho pena de não saber quem foram para agradecer pessoalmente, visto que estes questionários são sempre anónimos. A coisa boa neste questionário foi que ninguém votou "não". Como voçês podem conferir, as cinco pessoas que votaram, votaram "sim", e penso que três delas acreditam na Gente Pequena e ainda sentem a sua magia, tal como eu!
Vou contar-vos agora como foi que surgiu o meu interesse nestes seres fantásticos, e como a partir daí, a minha vida mudou...
Foi por volta de 1987 ou 88, eu teria á volta de oito anos, quando deu na T.V. o filme Legend, com Tom Cruise e Mia Sara nos papéis principais. O que me despertou mais a atenção é que Jack ( Tom Cruise) tinha uma amiga muito especial, Oona, uma fada que o seguia por todo lado. Tipo a fada Sininho de Peter Pan.
A partir deste momento passei a sentir uma simpatia muito especial por fadas e elas têem-me acompanhado ao logo da minha vida. Quando alguma coisa corre mal e eu acho que não tenho resposta, basta-me fechar os olhos por momentos... basta sentir-me em sintonia com a outra realidade, imperceptivél ás pessoas menos espirituais.
É algo sem explicação, é como se eu voltasse novamente a ser criança, a correr pelos jardins, levantando todas as pedras, espreitando atrás de cada árvore na esperança de ver ou vislumbrar uma fada.
E tudo isto mudou a minha vida no sentido que, quando me sinto menos bem refugio-me num Mundo Encantado, e quando regresso é como se nada tivesse passado.Os pequenos problemas do dia-a-dia deixam de ter tanta importãncia assim.
Gosto tanto de fadas que me tento rodear por ela e com nunca tive a sorte de encontrar nenhuma, vou comprando estatuetas... juntando imagens, coleccionando livros, enfim!
Espero que cada vez mais pessoas acreditem...
Espero que todos voçês possam sentir a magia...
Beijos e uma Boa Noite!
24/08/2007
Obrigado Gui !!!
Mais uma surpresa depois de uns diazinhos de férias!
Descobri que ganhei o passatempo no concurso dos seres mágicos do Vida de Fada , da Gui!
Senti-me muito feliz e muito orgulhosa dela ter gostado da minha frase. Se quiserem saber mais confiram o Blog da Gui, que é um amor!
Obrigada Gui! Senti-me muito especial!
E obrigada a todas as fadinhas que elogiaram as minhas palavras!
Bjs
Olá a todos!
Estou de volta depois de ter passado uns dias no Gerês para o meu mais que merecido descanso.
Para quem não conhece o Gerês devo dizer que se localiza no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, e é o único no país onde se encontra um Parque Nacional de área protegida - O Parque Nacional da Peneda do Gerês.
Tem verdadeiras florestas de carvalhos, medronheiros, azevinho (cada vez mais raro), pinheiros e vidoeiros. Com espécies vegetais que só podem ser encontradas aqui, tais como o Lirio-do-Gerês, o feto-do-gerês e o hipericão-do-gerês.
Quanto á especie animal podemos contar com o javali, o veado, o texugo e a lontra, e outros em menor quantidade como a águia-real,o falcão e o lobo.Podem encontrar-se também a víbora negra e a salamandra.
Depois desta breve introdução, devo dizer que deu para descansar. Fizemos algumas caminhadas pela floresta, que fizeram com que me sentisse mais em comunhão com a Natureza.
E para voçês saberem que não me esqueci das fadinhas que passam por este meu cantinho tão especial, deixo-vos umas fotos tiradas por mim mesma para que voçês possam sentir também a magia desta floresta encantada e portuguesa.
Beijinhos para todos.
19/08/2007
lua ... roda de Prata
A Lua é misteriosa. Ela é conhecida sob muitas designações e venerada em inúmeras culturas de todo o mundo, desde a Antiguidade aos dias de hoje. A grande Mãe Lua suscita a nossa admiração sempre que a observamos em toda a sua plenitude suspensa no céu, irradiando a sua luz de prata sobre as sombras da noite. Tanto os homens como as mulheres encontram-se intimamente ligados a cada uma das suas fases de mutação, quarto crescente, lua cheia, quarto minguante e lua nova, à medida que ela vai progredindo através do seu ciclo lunar. Quando transporta a àgua dos oceanos para cá e para lá, dando origem às marés altas e às marés baixas, a Lua também exerce a sua influencia sobre os fluidos interiores do corpo humano, afectando-nos o humor, os padrões de sono, a saúde e os ciclos "lunares" da mulher. Está perfeitamente comprovado que a lua cheia exerce um poderoso efeito sobre a nossa estabilidade mental e emocional.
A Lua é a personificação do mistério feminino, do conhecimento intuitivo e dos instintos mais profundos. Ela não pode ser submetida a pensamentos racionais; é um espirito livre.
Algumas superstições lunares:
- sendo conhecida como aquela que traz novas oportunidades, a lua nova marca o momento auspicioso em que se pode ganhar dinheiro e, na transição para o quarto crescente, contribui para que as finanças aumentem;
- não deixe a sua roupa estendida durante a noite, se a luz do luar pousar sobre ela, estará a iluminar as vestes para um funeral;
- dá sorte mexer numa moeda de prata enquanto se olha para a lua;
- mude de casa na lua nova;
- diz-se que os casamentos realizados no mês de Maio ou quando a lua se encontra em quarto minguante são infelizes. E os casamentos em Junho e no quarto crescente ou lua cheia são felizes, desde que não se deixe que o luar incida sobre o leito de núpcias porque isso dá azar;
- uma criança nascida na lua cheia será afortunada;
- dá sorte erguer uma criança reçém nascida na direcção da lua nova, ao meso tempo que se dá graças e se reza para que ela tenha uma boa vida.
Fonte:Os mistérios da Lua de Sally Morningstar
18/08/2007
17/08/2007
Olá a todos!
A cada dia que passa a minha alegria cresce um pouquinho mais...
Esta semana o meu cantinho é destaque na Lua em Poemas da Nancy!!!
Pois é! E ainda tive direito a um presente lindo, lindooo!
Obrigada Nancy pelo teu carinho!
Que lindoooo presente!!!
16/08/2007
Olá a Todo o Mundo!
Hoje fiquei super Feliz quando minha amiga Jocasta do
me indicou para o Blog 5 Estrelas!
Hummm... fiquei mesmo contente eh eh eh!
Bem agora tenho que seleccionar 5 blogs, nao é verdade?
Então eu escolho:
Vida de Fada
Fadinhas Encantadas
Paraíso Virtual
Daday Zone
Micas Place
Prontinho!
Agora se quiserem dar uma olhada no regulamento confiram Nada para mim
Beijos ... !!!
15/08/2007
14/08/2007
12/08/2007
Olá a todas as minhas amigas Fadas! Esta mensagem é para agradecer todas as visitas e todas as doces palavras que recebi nos últimos dias. Esta plaquinha é um presente para todas voçês! Pena que algumas de vós não tenham deixado nem e-mail, nem url para eu vos poder responder e visitar os vossos cantinhos.
Aqui deixo a minha mensagem de alegria por ter tido tantas visitas e espero que voltem sempre, pois todas são bem vindas de coração!
Bom fim de semana para todas... e muita Luz.
09/08/2007
Minhas Amigas Fadas!
Eu nem queria acreditar... foi demais! Além de ser Destaque na Cristiny on line, ganhei o passatempo da categoria Misticos do Concurso Momentos Mágicos da Ju e ainda fiquei no Top 8!!!
Estou muito feliz e só tenho que agradecer a todas voçês que tornaram isto possível.
E para voçê Ju, um Xi- coração muito especial, voçê é uma fadinha muito encantada.
Bjs e bjs e mais bjs para todos!
08/08/2007
http://i188.photobucket.com/albums/z35/susycolour/Cristinyonline.gif
Eu nem queria acreditar quando entrei no meu correio eletrónico e vi tantas mensagens a congratular-me pelo Clique Amizade da Cristiny!!!
Fiquei extasiada e muito, muito feliz pelo destaque. Agradeço a todos pelo carinho.
Obrigada Cristiny, graças a voçê que eu tenho aprendido tanto!Voçê é uma fada virtual eh eh ... mesmo assim ainda tenho muita coisa para aprender!
Estas flores são para voçê!
BEIJOKAS 1000 !!!!
05/08/2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)